Através da comida as pessoas se conectam e criam momentos inesquecíveis. Se saborear os pratos mais simples já proporciona isso, imagine como uma culinária mais elaborada pode transformar a vida das pessoas. Nesse caso, se você adora cozinhar e quer transformar essa paixão em uma carreira, tornar-se um chef de cozinha pode ser o caminho certo para você. Neste conteúdo, contamos como ser um chef de cozinha profissional!
Se profissionalizar é o que vai dar a base para você se diferenciar de um cozinheiro casual e se tornar um verdadeiro chef. Pensando proporcionar essa oportunidade para as pessoas que querem seguir a carreira, nós, da Grão Gourmet, trouxemos nossa lista de cursos que podem ser opções ideias para profissionais em formação. Continue a leitura e confira a lista completa agora mesmo!
3 cursos para se tornar um chef de cozinha
O primeiro passo no caminho para se tornar um chef profissional é estudar. Para isso, realizar cursos com Chefs conceituados no mercado é um passo importante. Aqui na Grão, você estuda com profissionais especializados e reconhecidos em suas áreas de atuação. A seguir, trouxemos uma lista de 3 cursos ideais para você que quer se especializar, mas não sabe como ser um chef de cozinha. Confira!
1: Germinando – Chef de formação rápida
Neste curso, nossos alunos entram em contato direto com a alta gastronomia, segundo nosso Chef Thiago Correia. “Chamamos de ‘germinando’, pois a nossa marca visa o Grão (pequena semente que germina), mas para germinar é preciso um solo forte, abundante e rico em nutrientes.”, afirma o profissional.
Aqui, preparamos esses profissionais, funcionando como a base sólida de conhecimentos que eles precisam para ingressar no mercado gastronômico. “O germinando é esta semente que já está no processo, está à frente e, logo, precisa de recursos rápidos. Assim, são as pessoas que querem crescer e a escola é o ‘solo’.”, completa o Chef.
O curso tem uma duração de 80h de imersão na culinária, passando pela teoria e prática gastronômica, com o apoio do coordenador, que guia os alunos durante toda a extensão do aprendizado. “O aluno começa tendo reconhecimentos e práticas da diversidade da gastronomia e suas terminologias internacionais, aprende desde equipamentos de cozinha, cortes, bases culinárias, molhos e área de cozinha fria”, conta Thiago.
A partir daí, os alunos começam a estudar sobre carnes e molhos, ficando por dentro dos métodos de cocção das proteínas bovinas, suínas e aves em geral. Além disso, dá-se início aos estudos da culinária brasileira e, logo após, ele é introduzido às mães da gastronomia: cozinha francesa, italiana, mediterrânea e asiática quente.
“Encerrando seu curso o aluno é apresentado a formulação de evento e quantificação de insumos e produtos. Elabora um mini evento próprio com serviço mini e finger food com auxílio do professor que ensina não só a preparação, mas o cálculo de ficha técnica.”, conta o Chef Thiago Correia.
Dessa forma, garantimos que nossos alunos estarão aptos ao desenvolvimento de diversos trabalhos em cozinhas de restaurantes, atuar em outros segmentos da cozinha e, claro, evoluir seus conhecimentos até se tornar um especialista na área. Se interessou por este curso? Clique aqui e matricule-se na próxima turma do Germinando!
2: Alta Cozinha de Vanguarda
Este é um curso que tem 20 horas de duração e é dividido em modalidades. Voltado para profissionais de cozinha que queiram se destacar no mercado aprendendo os mais atualizados conceitos, as aulas abordam técnicas como a gastronomia contemporânea e a cozinha molecular com foco no food stylist e food design.
Durante os estudos, os alunos entram em contato com práticas profissionais de ponta e trabalham conceitos de cozinha contemporânea, tecno-emocional, de vanguarda, criativa e molecular (uso do entendimento químico na elaboração de texturas novas).
Confira abaixo um pouco sobre cada aula:
Alta cozinha contemporânea
Nesta aula os alunos têm contato direto com a gastronomia contemporânea. Com os termos técnicos e conceitos criativos internacionais de releituras, desconstruções e reinterpretações de pratos.
Cozinha de vanguarda técnica de espumas e sous vide
A partir dos conceitos técnicos de cozinha contemporânea e do reconhecimento do campo da gastronomia moderna, os alunos vão construir duas técnicas de cocção. A partir disso, as aulas vão abordar o conteúdo de cozinha molecular e moderna com técnicas de estruturas e bases aeradas.
Nesta aula, os alunos aprendem sobre a formação de espumas e técnicas de sous vide, que consistem no cozimento a vácuo e em baixa temperatura.
Cozimentos químicos e esferificação básica e esferificação inversa
Nesta aula, os alunos têm a vivência da cozinha molecular e suas técnicas, ele entra em contato com o mundo dos cozimentos químicos e trabalha os conceitos de esferificação básica e esferificação inversa.
Na parte prática, os estudantes desenvolvem receitas de pratos clássicos com toques contemporâneos a partir dos conhecimentos adquiridos.
Cozinha criativa e menus contemporâneos (uso de gel)
Durante esta aula, os estudantes desenvolvem um menu contemporâneo e técnico para desenvolver experiências e sensações ao cliente.
Neste módulo, serão trabalhados os conceitos já utilizados nos módulos anteriores através do desenvolvimento do senso de texturas, cores e formas.
Menu molecular e junções técnicas
Nesta aula, os alunos executam menu tecnicamente molecular com todos os arranjos e utilizam de saberes sobre construção de pratos, como harmonizar comidas e como trabalhar com a diversidade de técnicas como defumação rápida, cozimentos combinados e apresentações.
Clique aqui e matricule-se na próxima turma do Alta Cozinha de Vanguarda!
3: Chef Master Internacional
Outro curso de destaque na Grão Gourmet é o Chef Master Internacional. Com 88 horas de duração, os alunos têm a oportunidade de dialogar com a cozinha técnica da gastronomia em uma imersão nas cozinhas internacionais tradicionais e contemporâneas.
Em módulos práticos e exemplificados em pratos de origem europeia (Itália, França, Portugal e Espanha), América do Sul, México e Estados Unidos. Introdução as cozinhas Árabes e suas vertentes incluindo as bases e temperos indianos.
Segundo o Chef Thiago Correia, este curso é destinado a pessoas de nível iniciante até o avançado. “Durante os estudos, os alunos vão receber a base e experiência para preparar os principais e mais populares pratos do mundo”.
Clique aqui e matricule-se na próxima turma do Chef Master Internacional!
Torne-se um chef de cozinha
Aprender a cozinhar pode parecer uma tarefa difícil, mas com os professores certos, é possível dominar a arte de encantar paladares. Pensando proporcionar essa oportunidade para as pessoas que querem seguir a carreira, nós, da Grão Gourmet, formulamos cursos com certificação que podem ser opções ideias para profissionais em formação. Clique aqui e conheça outros cursos.