3 receitas para celebrar o Dia do Cacau

4 de março de 2024
imagem representa a fruta cacau

Você sabia que 26 de março é o Dia do Cacau? Nesta data, celebramos essa saborosa fruta que ocupa um espaço tão especial no coração de todos os brasileiros. Responsável pela criação de inúmeras receitas e, é claro, do delicioso chocolate.

O cacau foi cultivado inicialmente na Amazônia, além de ser encontrado de forma abundante no estado da Bahia, fazendo sucesso com a sua produtividade. Colecionando vantagens para a saúde, a fruta é perfeita para quem busca mais disposição e benefícios para o coração.

No conteúdo de hoje, confira 3 receitas para celebrar o Dia do Cacau com a Grão Gourmet

Leia também Foto de comida: aprenda a fotografar os seus pratos

Cacau: a fruta que faz bem para o coração

O cacau é uma fruta que faz parte da alimentação daqueles que amam cuidar da sua saúde! Essa fruta é responsável por trazer para o organismo uma maior produção de serotonina. Ao se deliciar com o chocolate ou preparar diferentes receitas com essa saborosa fruta, você sentirá uma maior disposição acompanhada do bom humor. O cacau também é excelente para o coração, pois sua ação vasodilatadora contribui para uma melhor circulação de sangue por todo o corpo.

O cacau e a sua importância para o Brasil

Desde o início, o cacau era de uso restrito para os índios que habitavam a região da Amazônia, onde eles trituravam e utilizavam com outros alimentos. Ainda nessa época, essa fruta era considerada mais valiosa que a prata e o ouro! No momento em que os navios espanhóis chegaram ao Brasil, se chocaram ao descobrir que os índios se importavam mais com o cacau, pois era uma das oferendas mais valiosas oferecidas para os deuses em que acreditavam.

Cacau e o surgimento do chocolate

Primeiro, você precisa saber que o chocolate e o cacau são diferentes. O nosso querido chocolate é apenas um derivado do cacau que passou por várias receitas até se encontrar como provamos hoje, delicioso e único!

Os Astecas foram os grandes responsáveis pelas primeiras receitas, transformando o cacau no chocolate, no ano de 1400. Foram feitas bebidas usando a fruta, água, mel, pimentas e diversas especiarias que, ao passar dos anos, foram alteradas até se transformarem no delicioso sabor que conhecemos hoje.

Conheça as 3 melhores receitas com cacau em pó!

Bolo de cacau com gotas

imagem representa um bolo de cacau com gotas

–  3 ovos;

– 1 xícara (chá) de óleo;

– 1 xícara (chá) de leite líquido;

– 1 xícara (chá) de açúcar;

– 1 xícara (chá) de cacau em pó;

– ½ xícara (chá) de farinha de trigo;

– 1 colher (sopa) de fermento em pó;

– 100 g de gotas de chocolate amargo.

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture os ovos, o óleo e o leite.
  2. Depois, acrescente o açúcar, o chocolate em pó, a farinha de trigo e o fermento em pó.
  3. Misture até que a massa fique homogênea.
  4. Misture as gotas de chocolate e despeje a massa em uma forma untada e farinhada.
  5. Agora, leve a forma para o forno a 200°C por 30 minutos.
  6. Sirva o delicioso bolo de cacau com gotas!

+ Leia maisComo ser um chef de cozinha: conheça nossos cursos

Trufas de cacau

imagem representa trufas de cacau

– ½ (chá) de tâmaras desidratadas sem caroço;

– ½ (chá) de castanha-de-caju sem sal;

– ½ (chá) de amêndoas em lascas;

– 3 colheres (sopa) de suco de maçã integral;

– 2 colheres (sopa) de cacau em pó.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador.
  2. Deixe a mistura homogênea.
  3. Pegue as massas, enrole-as e polvilhe cacau em pó.
  4. Pronto, agora as trufas estão prontas para serem servidas!

Creme de abacate e cacau

imagem representa prato de creme de abacate e cacau

– ½ abacate pequeno maduro;

– 3 colheres (sopa) de leite em pó;

– 1 colher (sopa) de cacau em pó;

– 1 colher (sopa) de mel;

– 1 colher (sopa) de amêndoas picadas.

Modo de preparo

1. Bata todos os ingredientes em um liquidificador.
  2. Deixe a mistura homogênea.
  3. Polvilhe amêndoas no creme de abacate e cacau.
  4. Sirva a sobremesa e aproveite!

Aprenda a preparar pratos deliciosos com quem entende do assunto!

Você sabe qual é o lugar perfeito para aprender na prática como preparar os melhores pratos e incrementá-los em seu cardápio? Aqui, na Grão Escola Gourmet! Nossos cursos profissionalizantes te ensinam a preparar receitas à base do cacau e de centenas de outros ingredientes, criar pratos incríveis e servi-los com um delicioso sabor.

Aprenda com chefs renomados e traga sempre os melhores sabores para as suas refeições! Conheça os cursos disponíveis em nossa Escola e aprenda com outros alunos.