A culinária de determinada região possui uma relação direta com a história, cultura e costumes deste local. Na Índia, isso não é diferente, portanto, neste artigo você conhecerá mais sobre a comida indiana, seus benefícios, influências religiosas e quais são seus principais pratos.
Comida é sagrada
O povo indiano é extremamente religioso, com 1.2 bilhão de pessoas se identificando com o hinduísmo, segundo o censo de 2020. Por isso, para eles a comida é considerada sagrada e faz parte integral de todas as comemorações e festividades do país.
Por que comida indiana é saudável?
Como os hindus acreditam que a vaca é um animal sagrado, a maior parte da população indiana é vegetariana. Desta forma, eles substituem as proteínas da carne da vaca com frutas e vegetais, que muitas vezes são produzidos organicamente ou através do consumo de carnes magras, como frango e peixe.
A culinária indiana também é conhecida pelo uso de diversos ingredientes naturais com propriedades medicinais e terapêuticas, como: o Açafrão para purificar o sangue, o Curry que retarda o avanço do Alzheimer, o Tamarindo que traz benefícios ao coração, dentre outros.
Principais pratos
Existem diversas e deliciosas comidas indianas para você experimentar e compartilhar com seus amigos e familiares. Conheça agora alguns dos principais pratos e como prepará-los!
Samosa
É um pastel indiano, onde seu recheio varia de acordo com suas preferências, mas normalmente é servido com couve-flor e batata.
Ingredientes para a massa
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de farinha integral
- ½ xícara (chá) de água morna
- ¾ xícara (chá) de margarina
- ½ colher (chá) rasa de sal
Ingredientes para o recheio
- 1 couve-flor cortada em pequenos pedaços
- 2 batatas cortadas em pequenos cubos
- 2 colheres (chá) de manteiga
- 1 colher (chá) de cominho moído
- ½ colher (chá) de gengibre ralado
- ½ colher (chá) de curry
- Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque as farinhas, a margarina e o sal dentro de um recipiente. Adicione aos poucos a água morna e misture até homogeneizar. Guarde e vá preparar o recheio.
Cozinhe a couve-flor e as batatas até ficarem bem macias. Em uma frigideira, derreta a manteiga e prepare um molho com os ingredientes e temperos. Ao finalizar, deposite o molho sobre os legumes e misture bem antes de reservá-los.
Faça bolinhas com a massa e deposite o recheio no meio como se fosse um pastel. Frite as samosas em óleo quente e por fim sirva com os molhos.
Frango Tandoori
Já ouviu falar de frango marinado no iogurte? Ela é o Tandoori!
Ingredientes
- 1 frango inteiro com cerca de 1,5kg ou apenas as coxas e o peito do frango
- 6 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de tandoori massala
- Suco feito com 1 e ½ limão
- Sal marinho a gosto
- 1 xícara (chá) de iogurte natural
Modo de preparo
Realize cortes nas juntas do frango e remova a pele e as gorduras para em seguida temperar o frango com o suco de limão, alho e sal.
Leve a geladeira e deixe marinar por 2 horas. Agora, em um recipiente, adicione 2 colheres de sopa de tandoori massala ao frango e adicione o iogurte.
Coloque o frango em um forno pré-aquecido a 200ºC, por 35 minutos e vire o frango de lado durante todo o período assando.
Dahl
É uma espécie de sopa feita à base de lentilhas aromatizadas com especiarias, como o coentro e o cominho, durante o preparo.
Ingredientes
- 300g de lentilha cozida
- 2 cebolas em cubos
- 3 tomates em cubos
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de gengibre picado
- 1 colher (chá) de coentro
- 1 colher (chá) de gergelim
- ½ colher (chá) de cominho
- ½ colher (chá) de pimenta caiena
- Sal a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola, o alho e o tomate até que todos comecem a cozinhar juntos. A seguir, adicione a manteiga, o gengibre, o coentro, o cominho, a pimenta caiena e o sal, misturando todos os temperos até que eles se incorporem um ao outro.
Após 5 minutos, acrescente a lentilha e água suficiente para cobri-la. Cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos e caso o líquido seque, adicione um pouco mais.
Mas lembre-se, o ponto ideal da mistura é que ela fique cremosa. Assim que o caldo grosso for formado, adicione o gergelim, misture e sirva-se com deliciosas torradas.
Conheça nosso curso de culinária internacional
Se você busca cursos de culinária culinária internacional em Vitória, confira agora o curso Master em Confeitaria Fina e receba um certificado de conclusão da melhor escola gastronômica da região. Clique aqui e acesse nosso site agora mesmo!