Atualmente popular no Brasil, a culinária japonesa chegou ao Brasil em meados do século XX junto com os imigrantes japoneses. Hoje em dia, não é preciso procurar muito para encontrar restaurantes especializados nesses pratos que, apesar de receberem adaptações ocidentais, são uma opção saudável e leve.
Neste post, vamos contar um pouco da história da culinária japonesa no Brasil e os principais pratos, cortes e seus temperos tradicionais. Continue a leitura!
Entenda como a culinária japonesa foi difundida no Brasil
Originalmente no Japão, a culinária obedecia – e ainda obedece por questões de tradição – uma série de regras de conservação e preparo dos alimentos que não se aplicavam ao Brasil.
A culinária japonesa chegou ao Brasil há pouco mais de um século atrás, especificamente na década de 1980. De lá para cá, a maneira como a conhecemos e consumimos mudou bastante, já que o estilo de preparo e de temperos usados sofreu adaptações por conta da interação com a cultura brasileira.
A história da culinária japonesa no Brasil mostra que ela se tornou muito popular, primeiro, na cidade de São Paulo, isso porque é lá que a maioria dos imigrantes desembarcou. Segundo o Consulado Geral do Japão em São Paulo, o número de descendentes japoneses já era de mais de 700 mil pessoas em 1977.
No entanto, foi apenas na década de 1990 que houve uma grande adesão pelos brasileiros à esta culinária, fazendo ela se espalhar pela maioria dos estados do Brasil.
Veja os pratos mais populares da culinária japonesa
Os principais e mais tradicionais pratos da culinária japonesa são o sushi, sashimi, temaki, yakissoba e o missoshiro. O sushi é um prato que consiste em arroz temperado com vinagre e açúcar, coberto com peixe cru ou frutos do mar. O sashimi é um prato de fatias finas de peixe cru servido com molho de soja e wasabi. O temaki é um cone de alga recheado com arroz, peixe e legumes. O yakissoba é um prato de macarrão frito com legumes e carne ou frango. Já o missoshiro é uma sopa feita com pasta de soja fermentada.
Os cortes mais utilizados na culinária japonesa são o salmão, atum, robalo, camarão e polvo. Já os temperos mais utilizados são o shoyu (molho de soja), wasabi (raiz forte) e gengibre em conserva.
Porém, para além dos pratos tradicionais, com o passar do tempo a culinária brasileira e a japonesa foram se misturando e complementando no Brasil. Isso resultou em pratos como o Hot roll, que nada mais é do que um sushi empanado e frito.
Conheça pratos da culinária japonesa modificados no Brasil
Temaki no copo: O temaki no copo é um prato brasileiro que consiste em uma mistura de arroz japonês, cream cheese, salmão em cubos e cebolinha dentro de um copo. Assim como os temakis clássicos, você pode rechear seu temaki no copo como quiser.
Hot holl: Este é um dos sushis mais populares entre os brasileiros, mas não é encontrado na culinária japonesa. Isso porque lá, não há a possibilidade de um sushi ser empanado e frito. Se colocar cream cheese por cima então, aí fica ainda mais absurdo.
Acaramaki: A mistura de acarajé com temaki só podia ser criação brasileira. Consiste basicamente em um bolinho de arroz japonês empanado e frito no azeite de dendê com recheio de temaki, que pode ser salmão, cream cheese, camarão e muito mais.
Sushi doce: O sushi doce é uma sobremesa brasileira que pode ser uma banana empanada com Nutella em cima ou um sushi comum com arroz japonês recheado com as mais variadas frutas, como goiaba, morango, manga, banana e muito mais.
Sushi burguer: Nessa receita o pão é feito com arroz japonês empanado em farinha panko e o recheio é de salmão com cream cheese e cebolinha. Você ainda pode incrementar com molho tarê e shoyo.
Conheça a Grão Gourmet
É claro que, para além das peculiaridades da cozinha “nipo-brasileira”, a culinária japonesa tem ganhado cada vez mais destaque em nosso país, principalmente o lado tradicional.
Se você é chef de cozinha ou tem interesse em aprimorar suas habilidades culinárias, conheça os cursos de culinária da Grão Gourmet. Clique aqui e acesse nosso site!