O que é food design? Descubra o impacto desta técnica

30 de julho de 2024
imagem que representa o food design

Você sabe o que é food design? Essa técnica inovadora vai muito além da apresentação dos pratos, envolvendo empratamento, desenvolvimento de embalagens e diversos elementos que agregam valor à experiência dos clientes.

Neste texto, você vai explorar com a  Grão Gourmet mais sobre food design, as diferentes vertentes dessa técnica e seu impacto no mundo da gastronomia. Boa leitura!

Leia também Foto de comida: aprenda a fotografar os seus pratos

O que é food design?

O food design é uma área multidisciplinar que combina culinária e estratégia com o fim de criar experiências gastronômicas únicas e esteticamente agradáveis. Não se limitando apenas à apresentação, a técnica começa a ser utilizada desde a concepção do prato.

Sendo assim, a embalagem, o cheiro, o formato, e claro, o sabor, são pensados e desenvolvidos para conectar o alimento e o design, transformando a experiência do cliente em algo sensorial e envolvente.

Vertentes do food design

Design com comida

A comida é considerada um projeto de design. Por isso, textura, sabor, forma e cor são de extrema importância. O design com comida cria uma experiência sensorial e visual única, onde o alimento é parte integrante do design. Esta vertente engloba o empratamento, que apresenta, organiza e decora os alimentos de forma visualmente atraente no prato.

Design para comida

Esta característica envolve o desenvolvimento de embalagens que não cumpram apenas a função de preservar a qualidade dos alimentos, mas sejam também visualmente atraentes, funcionais e se destaquem nas prateleiras ou na memória dos clientes.

Design de espaços

Incluem os projetos que pensam os espaços que serão utilizados para comer, desde restaurantes a cozinhas e salas de jantar. O design de espaços foca em ambientalizar a experiência gastronômica. Por isso, cores, iluminação, atendimento e outros fatores são muito importantes para a composição de um bom local.

os impactos do food design nos espaços
Foto: Adobe Stock.

O impacto da técnica

O food design tem um impacto significativo em algumas áreas, sendo elas:

• Experiência dos consumidores: a apresentação e o design dos alimentos influenciam diretamente a percepção do sabor e a satisfação do consumidor.
  • Marketing e Branding: embalagens bem elaboradas e apresentações visuais atraentes, podem destacar o produto no mercado, fortalecer a identidade de uma marca e aproximar o público.
  • Sustentabilidade: um design sustentável pode contribuir para a redução do impacto ambiental da indústria, além de alinhar a marca a uma imagem positiva.

Aprenda sobre food design na Grão Gourmet!

Sabe onde você pode aprender e aplicar na prática tudo sobre o food design? Aqui, na Grão Escola Gourmet! Com os nossos cursos, você aprende as técnicas de design de alimentos com foco no empratamento e na apresentação dos alimentos.

Nossas aulas são elaboradas para ajudá-lo a criar pratos visualmente deslumbrantes que agradam não apenas o paladar, mas também os olhos. Venha aprender sobre os ofícios de cozinheiro, o mercado gastronômico e elevar suas habilidades com profissionais de excelência. Conheça os cursos disponíveis em nossa Escola e domine a arte da gastronomia!

Fontes: SIG; Tasselo; Domestika