Verão: aprenda receitas de saladas refrescantes para a estação

9 de janeiro de 2024
Imagem representa uma receita de salada de verão.

O verão definitivamente está entre nós desde o dia 22 de dezembro de 2023. Isso significa que, mais do que nunca, iremos vivenciar dias muito ensolarados, intensos e quentes, com temperaturas elevadas e sensações térmicas ainda mais altas. Junto com a chegada do verão, vivenciamos a virada de ano – e a criação de metas a serem cumpridas no novo ano.

E uma das principais resoluções de ano novo é adotar um estilo de vida mais saudável. Logo, por que não unir as duas recém-chegadas para 2024 ser ainda mais especial, colorido e repleto de bem-estar?

Conheça no conteúdo de hoje algumas receitas de saladas refrescantes para experimentar neste verão e incrementar o seu cardápio – nesta e em todas as outras estações – com a Grão Gourmet. Boa leitura!

Leia também Alimentos e suas épocas ideais de consumo

Verão: época de calor intenso e muito cuidado

Antes sinônimo apenas de diversão, agora o verão também é sinônimo de cuidado, especialmente com a saúde. Isso porque, ano após ano, as temperaturas sobem cada vez mais por causa das mudanças climáticas constantes. A exposição intensa à luz do sol traz benefícios, como a produção de vitamina D para o corpo humano, porém, também pode trazer prejuízos à saúde.

E o principal cuidado que podemos adotar, especialmente nesta estação do ano, é buscar uma alimentação mais saudável, rica em itens orgânicos (que contêm menos agrotóxicos), nutrientes, minerais e vitaminas essenciais para a nossa saúde. Lembre-se de aliar esta dieta equilibrada e adequada à sua hidratação constante – com água!

Receitas de saladas refrescantes para o verão

Além de pensar nos cuidados que devemos ter durante o verão, adotar uma alimentação mais saudável é essencial para termos uma vida mais longa e muito bem aproveitada. Por isso, esta é uma das metas mais colocadas em nossa lista de resoluções do novo ano quando viramos a página do calendário.

E nada melhor do que conhecer receitas de saladas refrescantes para aproveitar durante o verão e em todas as demais estações do ano!

Antes, o que é preciso ter em minha salada?

Uma salada refrescante – e leve! – para o seu verão deve ser composta por 4 grupos essenciais: proteína, carboidrato, gorduras insaturadas e, claro, vitaminas e minerais. Eles são os responsáveis por te proporcionar satisfação após a refeição e contribuir para o funcionamento adequado do seu corpo.

Salada de grão-de-bico

Imagem de salada de grão de bico saudável.

• 200 g de grão-de-bico cozido
  • 1 tomate pequeno picado
  • 1 abacate grande picado ou ½ abacate pequeno
  • 1 limão espremido
  • Pimenta-caiena e pimenta-preta a gosto
  • Sal não refinado

Modo de preparo

1. Misture todos os ingredientes da salada em uma vasilha e tempere com as pimentas e o sal.

Salada de quinoa com tomate-cereja e manjericão

Imagem representa uma receita de salada diferente.

• 150 g de quinoa
  • 8 unidades de tomate-cereja cortados em quatro
  • 1 xícara de manjericão fresco
  • 150 ml de azeite extra virgem
  • 4 unidades de nozes sem casca
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1. Cozinhe a quinoa por 15 minutos com uma pitada leve de sal. Separe;
  2. No liquidificador, bata o manjericão, as nozes e o azeite até ter uma pasta homogênea;
  3. Tempere a batida com sal e pimenta-do-reino moída a gosto antes de misturá-la com a quinoa real e os tomates-cereja;
  4. Com toda a salada em uma só vasilha, tempere a gosto e sirva a salada gelada.

Salada de rúcula, tomate, manga e tofu

Imagem representa uma receita de salada com itens orgânicos.

• 1 xícara de chá de melão em cubos
  • 1 xícara de chá de manga em cubos
  • 1 kiwi cortado em rodelas
  • 1 xícara de chá de alface-americana cortada em tiras
  • Meio maço de rúcula

Modo de preparo

1. Junte todos os ingredientes em uma vasilha e misture tudo. Reserve e sirva a salada fria.

Descubra novas receitas para o seu verão!

Sabe onde mais você pode conhecer novas receitas para o seu verão e todas as demais estações? Aqui, na Grão Escola Gourmet! Com os nossos cursos, você aprende novas técnicas e maneiras de preparar as mais diferentes receitas para incrementar seu cardápio de saladas – com dicas refrescantes, satisfatórias e deliciosas para todo o ano!

Com o ensino dos nossos renomados chefs, você adquire conhecimentos únicos para trazer novos sabores à sua meia. Conheça os cursos disponíveis em nossa Escola e inove os seus cardápios!

;

Tem interesse no curso ?

Preencha os dados abaixo que nossa equipe entrará em contato com você!