Dieta Low Carb: aprenda receitas para inovar no cardápio

6 de setembro de 2024
Dieta Low Carb: aprenda receitas para inovar no cardápio

Sendo um programa alimentar onde se diminui a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, a dieta low carb surge como uma alternativa saudável para aqueles que buscam o emagrecimento.

Neste texto, você vai explorar com a  Grão Gourmet mais sobre a dieta low carb, como ela funciona e algumas receitas para aderir ao modelo. Boa leitura!

Leia também Alimentos e suas épocas ideais de consumo

Como funciona a dieta low carb?

A dieta low carb é um estilo de alimentação focado em consumir poucos carboidratos, mas mantendo a quantidade mínima de calorias diárias.

O que torna esta dieta uma opção saudável para processos de emagrecimento é a introdução de mais vegetais ricos em fibras, alimentos ricos em proteínas e gorduras boas que contribuem para a redução do apetite.

Benefícios para a saúde

• Favorece a perda de peso: graças a redução de calorias totais e aumento na quantidade de fibras, esse regime alimentar pode se tornar um grande aliado no emagrecimento saudável. No entanto, para obter resultados e reduzir as calorias, é importante não exagerar na ingestão de gorduras e proteínas, por exemplo.

• Promove menos retenção de líquidos: a dieta low carb é um método rico em água e minerais, como potássio e magnésio, que auxiliam no aumento da produção de urina, eliminando assim o excesso de líquido acumulado no corpo.

• Controla a fome: com o aumento do consumo de proteínas, fibras e gorduras, é natural que o corpo sinta maior saciedade, auxiliando assim no controle da fome.

Em contrapartida, dietas low carb não são recomendadas a longo prazo. Uma pesquisa publicada em pelo New England Journal of Medicine mostrou que pessoas que seguiram uma dieta baixa em carboidrato perderam mais peso que aquelas que seguiram uma dieta baixa em gordura nos primeiros seis meses, mas não após o período de 1 ano.