Pães rústicos: aprenda como acontece a fermentação natural

21 de dezembro de 2022
pães rústicos

A cada dia, os pães rústicos estão ganhando mais espaço nos cardápios de restaurantes e lanchonetes de todo o país. Isso se deve ao fato de que eles têm um sabor único e muito especial, que agrada a todos.

Durante o isolamento social, muitas pessoas resolveram se aventurar no mundo dos pães de fermentação natural e começaram a preparar a massa em casa, mas para preparar um bom pão é preciso mais do que apenas conhecimento. São necessárias algumas técnicas modernas que o tornem ainda mais saboroso e prático de fazer. Continue a leitura para entender como são feitos os pães rústicos.

Entenda como acontece a fermentação natural

A fermentação natural é a forma mais antiga de se produzir pães. Ela é feita de forma artesanal, e consiste na adição de grãos de trigo, água, farinha, sal e levedura natural e/ou outros ingredientes ao líquido. O processo leva entre 8 e 24 horas, dependendo da temperatura e da quantidade de ingredientes adicionados.

Preparar pães rústicos em casa é uma tarefa relativamente fácil, basta paciência. Primeiro, misture farinha, água, sal e levedura. Em seguida, amasse e modele a massa. Deixe a massa descansar por cerca de 8 horas para que a fermentação possa ocorrer. Por fim, asse o pão em um forno preaquecido.

A levedura é adicionada à mistura de farinha e água para iniciar o processo de fermentação. Ela trabalha lentamente para transformar o açúcar presente na farinha em álcool e gás carbônico.

O gás carbônico produzido durante o processo de fermentação faz com que a massa cresça e fique mais leve. Enquanto isso, o álcool desaparece durante o processo de cozimento, deixando para trás um sabor único e delicioso.

A fermentação natural não só cria um pão saboroso, mas também oferece diversos benefícios para a saúde. Os pães preparados usando fermentação natural são ricos em vitaminas e minerais, bem como em fibras e proteínas. Além disso, a fermentação natural também ajuda a melhorar a digestão e aumentar a energia.

Conheça os diferenciais dos pães rústicos

A fermentação natural é o que faz os pães rústicos serem tão diferenciados dos pães de padaria. Isso porque os pães de padaria são feitos com fermentos industriais, que dão um gosto mais artificial ao pão, enquanto os pães rústicos são feitos com fermentos naturais, que dão ao pão um sabor mais tradicional e autêntico.

Segundo Thiago Correia, chef e professor da Grão Gourmet, o grande diferencial do pão de fermentação natural é justamente a ausência de intervenção química. Ele explica que o segredo do preparo está na paciência, pois quanto mais tempo o pão rústico demora para fermentar, mais as leveduras agem para deixar o pão mais digestível.

A longa duração do período de fermentação é justamente o que chama a atenção de algumas pessoas para fazer pães rústicos como forma de passar o tempo ou aliviar o estresse. “Em 2017, estava cursando mestrado e passei muito tempo acordado durante a noite. Por conta disso, procurei uma atividade para ocupar o tempo e acabei desenvolvendo a fermentação natural e, em seguida, comecei a mexer com pão. Foi como uma terapia”, conta o chef Thiago sobre seu primeiro contato com os pães naturais.

Além disso, os pães rústicos têm um aspecto mais artesanal, pois não são moldados em formas como os pães de padaria. Ao contrário, eles são feitos de forma livre, o que lhes dá uma aparência mais rusticamente bonita.

Apesar de milenar, a fermentação natural é a técnica mais moderna para preparar pães rústicos, e é o que diferencia os pães de padaria dos pães artesanais. Com ela, é possível preparar um pão com um sabor autêntico e muito especial.

Veja alguns recheios para incrementar os pães rústicos

Na hora de rechear seu pão de fermentação natural, o limite é a imaginação e o paladar. Por ser um alimento que carrega uma grande diversidade cultural de incrementos, encontramos recheios que vão de frutas a laticínios.

Uma das mais comuns é o recheio de queijo, que pode ser feito com queijo cheddar, gouda, parmesão ou outro sabor que lhe agrade. Uma boa combinação é a gorgonzola com peras.

Para um recheio saudável e sem gordura, experimente misturar brócolis, cenoura, abóbora e queijo cottage. Outra opção é o recheio de espinafre e ricota, que é extremamente nutritivo. Também é possível adicionar calabresa ou vinho com nozes ao fermentado.

Se você busca um sabor mais diferenciado, experimente rechear o pão rústico com frutas. Uma boa combinação é a de maçã com canela. Outra opção é o recheio de figo com mel. Também é possível apostar em recheios mais doces, como o de chocolate, amêndoa e damasco, que fica uma delícia.

Aprenda a fazer pães rústicos na Grão Gourmet

Agora que você já sabe como funciona a fermentação natural, que tal conhecer o curso da escola de gastronomia Grão Gourmet? Com diversos cursos com certificação, nossos professores ensinam técnicas de culinária do básico ao avançado para profissionais e entusiastas. Clique aqui e conheça nossos cursos.

;

Tem interesse no curso ?

Preencha os dados abaixo que nossa equipe entrará em contato com você!