Culinária portuguesa: temperos, características e técnicas

19 de janeiro de 2023
culinária portuguesa

Umas das comidas mais apreciadas no mundo, a culinária portuguesa tem em sua essência uma rica diversidade de ingredientes e métodos de cozimento. Essa característica vem da história colonial e mercantil portuguesa, onde os portugueses encontravam com outros povos, culturas e sabores que posteriormente foram incorporados em sua alimentação. Nesta postagem, vamos explorar os temperos, características e técnicas que tornam a culinária portuguesa tão especial. Continue a leitura!

Conheça os temperos típicos da culinária portuguesa

Os temperos típicos da culinária portuguesa incluem o alho, a cebola, o louro, a pimenta, o coentro, o orégano, a salsa e bastante azeite. Esses temperos são usados ​​em muitos pratos tradicionais portugueses, como o caldo verde, o bacalhau e o cozido à portuguesa. Outra característica marcante da culinária portuguesa é o uso de batatas, tomates das américas, canela e especiarias da Ásia.

Apesar do país ser pequeno, a gastronomia de Portugal é recheada de regionalismos semelhantes ao do Brasil. É comum o consumo de frutos do mar e peixes, em especial a sardinha e o bacalhau, que podem ser feitos de diversas maneiras. Além disso, o vinho também é marcante nesta culinária, sendo utilizado tanto como tempero como bebida na mesa.

Além das imensas plantações próprias de limões, laranjas e figos, que impactam a sua cultura de temperos até hoje, os português são apaixonados pelo azeite e métodos de vinificação, que são herança dos povos mediterrâneos.

Veja quais são as características da culinária portuguesa

A culinária portuguesa é conhecida por seus pratos simples e saborosos, com ingredientes frescos e de qualidade. Sua cozinha também é conhecida por seu uso de peixe e mariscos frescos, já que Portugal é um país costeiro. Além disso, a culinária portuguesa também é popular por seus pratos de carne, como o leitão assado e o cozido à portuguesa.

De uma maneira peculiar, a gastronomia portuguesa é recheada de preparações com carne de porco como presuntos e enchidos. Cozidos, misturas de carnes, legumes e enchidos variados, como o chouriço, são fortes características desta culinária. O cozido à portuguesa, por exemplo, tem séculos de história e é reconhecido como um dos pratos mais antigos de Portugal.

Como já falamos, os vinhos também são usados para temperar os pratos típicos portugueses e por isso são uma característica marcante. Entre os mais famosos estão os vinhos da região do Douro, conhecidos como vinhos de mesa, os vinhos do Alantejo e o vinho do Porto.

O queijo também entra nesta lista, visto que se fazem presentes em diversos pratos. Na produção de laticínios, se destacam o queijo Serra da Estrela (um dos queijos mais antigos e famosos de Portugal) e os queijos com leite de ovelha.

Aprenda as técnicas de culinária portuguesa

As técnicas culinárias portuguesas incluem o cozimento ao forno, a grelha e a fritura. Alguns dos pratos típicos que são preparados usando essas técnicas incluem o leitão assado, o bacalhau assado e o polvo à lagareiro. A cozinha portuguesa também é conhecida por sua culinária de fogão, como as sardinhas assadas, o pastel de nata, o arroz de pato e o caldo verde.

As técnicas da culinária portuguesa, com sua mistura única de temperos, ingredientes frescos e técnicas culinárias, permitem criar pratos saborosos e memoráveis. Se você estiver interessado em aprender, nós, da Grão Gourmet, formulamos cursos com certificação que podem ser opções ideias para aprender diversas técnicas de culinária, incluindo as típicas de Portugal. Clique aqui e conheça nossos cursos.

;

Tem interesse no curso ?

Preencha os dados abaixo que nossa equipe entrará em contato com você!