Como fazer café gourmet? Aprenda 2 receitas práticas e deliciosas

10 de abril de 2024
Como fazer café gourmet? Aprenda 2 receitas práticas e deliciosas

No dia 14 de abril, celebramos o Dia Mundial do Café. Para honrar essa data especial, preparamos duas receitas com café gourmet que são fáceis de preparar em casa. Ao longo dos séculos, o café evoluiu de uma bebida de elite para uma parte essencial da vida cotidiana em muitas culturas ao redor do mundo.

Rico em antioxidantes, ele combate os radicais livres, auxiliando na proteção celular. Além disso, o café gourmet agrada ao paladar, enquanto oferece diversos outros benefícios à saúde.

No conteúdo de hoje, confira 2 deliciosas receitas com café gourmet para celebrar o Dia Mundial do Café com a Grão Gourmet

Leia também 3 receitas para celebrar o Dia do Cacau

Como identificar um café gourmet?

Você sabe reconhecer um café gourmet? Com tantas opções disponíveis, entender as diferentes categorias de qualidade pode ser essencial para escolher a bebida perfeita para o seu paladar.

Para identificar um café gourmet, basta verificar a informação na embalagem. O selo da Abic indica a classe do café, enquanto o selo da BSCA é encontrado em cafés especiais, garantindo sua qualidade e origem certificadas.

Ao optar por um café com selo de qualidade, você tem a garantia de que a bebida foi avaliada por entidades especializadas e atende aos padrões exigidos para sua categoria. Escolha o seu café com confiança e desfrute de uma experiência verdadeiramente gourmet!

Conheça as 2 super receitas com café gourmet!

Mousse de café gourmet

Ingredientes

• 2 colheres de sopa (30ml) de água fria
  • 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
  • 2 colheres de sopa (30ml) de água quente
  • 1/2 xícara (120ml) de café gourmet, em temperatura ambiente
  • 3/4 de xícara (150g) de açúcar
  • 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
  • 3 claras de ovos grandes
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Raspas de chocolate ou cacau em pó para decorar

Modo de Preparo

1. Misture a água fria e a gelatina em pó em uma tigela pequena e deixe descansar por 1 minuto.
  2. Adicione a água quente e mexa até dissolver completamente.
  3. Em outra tigela, misture o café gourmet, o açúcar e a gelatina dissolvida. Adicione o extrato de baunilha.
  4. Bata o creme de leite até formar picos firmes e reserve.
  5. Em uma tigela grande, bata as claras em neve até formar picos firmes.
  6. Misture delicadamente o creme de leite batido à mistura de café e, em seguida, incorpore as claras em neve.
  7. Despeje a mistura em taças individuais ou em uma travessa grande, cubra e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
  8. Antes de servir, decore com raspas de chocolate ou cacau em pó.

+ Leia maisSobremesa italiana: 3 dicas para surpreender os seus clientes

Brownie de café gourmet

Ingredientes

• 4 colheres (sopa) de manteiga e mais um pouco para untar
  • 2 ovos
  • 1 xícara rasa de açúcar mascavo
  • 2/3 de xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de café gourmet solúvel em pó, dissolvido em uma colher (sopa) de água quente e depois esfriado
  • 115g de chocolate meio amargo em pedaços
  • ½ colher (chá) de fermento em pó
  • 1/3 de xícara de nozes-pecan picadas de forma grosseira
  • Grãos de café (opcional)

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma fôrma de bolo de 20cm, forrando-a com papel-manteiga.
  2. Em uma panela, derreta o chocolate e a manteiga em fogo brando e deixe esfriar.
  3. Em uma tigela grande, misture os ovos e o açúcar até obter uma mistura clara e fofa.
  4. Adicione a mistura de café gourmet e água e o chocolate derretido à mistura de ovos e açúcar, mexendo bem.
  5. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura e incorpore-os delicadamente.
  6. Adicione as nozes-pecan e misture levemente.
  7. Transfira a massa para a fôrma preparada e, se desejar, espalhe grãos de café por cima.
  8. Asse por 25 a 30 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  9. Deixe esfriar na forma antes de cortar em quadrados.

Aprimore suas habilidades culinárias conosco!

Quer descobrir o lugar ideal para aprimorar suas habilidades culinárias e surpreender com pratos deliciosos? A Grão Escola Gourmet oferece cursos profissionalizantes que proporcionam uma experiência prática única, ensinando a preparar receitas incríveis com café gourmet e diversos outros ingredientes.

Com a orientação de chefs renomados, você aprenderá a criar pratos que encantam o paladar e aprimoram seu cardápio. Junte-se a outros entusiastas da culinária e descubra o mundo de possibilidades. Venha aprender e saborear com a gente! Conheça os cursos disponíveis em nossa Escola para você encantar na cozinha.

;

Tem interesse no curso ?

Preencha os dados abaixo que nossa equipe entrará em contato com você!